Dicas para aparecer em primeiro lugar no Google - Como melhorar o SEO de loja online

Como melhorar o SEO da sua loja virtual

Antes de falarmos sobre como melhorar o SEO da sua loja virtual, você sabe o que é SEO? SEO (Search Engine Optimization) nada mais é do que um conjunto de estratégias utilizadas em sites, lojas virtuais, portais e blogs com o objetivo de melhorar seus posicionamentos nos mecanismos de buscas de forma orgânica (sem fazer anúncios). É como se o Google, o principal mecanismo de busca, por exemplo, desse notas para cada página considerando uma série de elementos, que vão desde os códigos usados no desenvolvimento das páginas, até a qualidade do conteúdo e navegabilidade (experiência do usuário).

Certo. Agora que você já tem uma ideia do que é, vamos ao que interessa:

Como melhorar o SEO da sua loja virtual em 5 passos

1. Descrição da loja e páginas

Com certeza, o passo mais simples e que gera um resultado muito positivo é criar a descrição da sua loja nas configurações do site. Independente de qual seja a plataforma de e-commerce utilizada, todo endereço na web tem um título e descrição. Essa descrição e título são os que aparecem em todas os resultados de busca (veja a imagem acima, com o resultado de busca da gCampaner). O ideal é que o título contenha até 70 caracteres, contendo o nome do site e, se possível, a usar a palavra-chave principal do negócio. Já a descrição, deve conter até 220 caracteres, com palavras e termos chave e diferenciais do negócio. Considerando que é isso o que aparecerá no resultado, o texto deve chamar a atenção e despertar desejo de clique em quem realizou a busca.

Ah! Vale lembrar que cada página possuem seus próprios títulos e descrições. Então, além de ter a descrição principal da loja, é importante que você use algum plugin se SEO para preencher também os títulos e descrições de cada página, como produtos, por exemplo. Isso reforça o conteúdo visível publicado.

2. Título e descrição dos produtos

Invista um tempo pesquisando as melhores palavras-chave relacionadas ao seu produto. O título é a parte mais importante! As palavras contidas nele são as primeiras lidas pelos mecanismos de busca e as que têm mais relevância. Se o seu produto é uma camiseta decote V, use “camiseta decote V” no título. Parece óbvio, mas é comum que marcas queiram inventar nomes novos, tipo “Camiseta Abigail” – e isso é ótimo -, mas é possível associar as duas coisas.

Na descrição, o uso da palavra-chave também é fundamental. Como o texto da descrição pode – e deve – ser mais longo que o título, adicione outros termos e palavras-chave importantes, relacionadas ao produto. Para a descrição, pense em duas coisas: descrever características técnicas, como materiais, cor e tamanho, e junte a isso ideias de uso, adjetivos “amigáveis” e até dicas de uso que façam crescer o desejo do usuário por aquele produto. Se possível, associe com outros produtos da sua loja, inserindo link ou até criando kits promocionais.

EXEMPLO:
Título: Camiseta decote V algodão – Abigail
Descrição: A Abigail é uma camiseta decote V, manga curta, em malha de algodão egípcio, com toque macio, tingimento natural e acabamento impecável. O corte e modelagem clássicos, ganham um toque moderno com pespontos coloridos na na gola do decote V, proporcionando estilo para qualquer look.
Combine com nossa saia lápis “Genoveva”, para um look escritório; com a saia midi de paetês “Alicia” para um look festa; ou ainda com a calça flare jeans “Antonella”  para um look happy hour.

3. Fotos

Já contamos quais são as fotos que mais vendem em um e-commerce e vale a pena você ler esse conteúdo. Além da parte estética, o nome do arquivo faz muita diferença quando pensamos em SEO. Antes de importar as imagens dos seus produtos, renomeie o arquivo utilizando as palavras-chave relacionadas a ele (como falei no título do produto). Preencher o texto alternativo com uma pequena descrição, utilizando palavras-chave, também ajuda a dar um boost do desempenho. Sabe porquê isso é importante? Embora os mecanismos de busca estejam cada vez mais inteligentes e até já reconheçam imagens, facilitar essa leitura através de texto ajuda muito. Então, se você dá o nome correto ao seu arquivo e preenche, pelo menos, o texto alternativo, é como se você estivesse dizendo ao buscador o que é a foto e, como ele fica feliz por você ter esse cuidado de comunicá-lo, ele melhora sua nota de SEO.

EXEMPLO:
Nome do arquivo: camiseta_de_decote_v-nome_da_marca
Texto alternativo: Camiseta decote V branca, manga curta, branca, marca X.

4. Blog

Quanto mais conteúdo de qualidade seu endereço na web tiver, melhor. Trabalhar os títulos e descrições dos produtos é importante, mas depender somente das buscas relacionadas a eles limitam bastante os potenciais acessos. Se sua loja on-line tiver um blog, você poderá trabalhar uma variedade muito maior de conteúdos que tenham relação com o universo do seu negócio e aumentarão as chances de novas pessoas (potenciais compradores) chegarem até a loja. Continuando o exemplo que dei anteriormente, de um e-commerce de moda feminina, por exemplo, o blog dessa loja fictícia poderia ter posts sobre tendências de moda, como combinar e cuidar das peças, looks para se inspirar… e muitas outras coisas mais de interesse do público-alvo. Fazer a sua marca estar presente no dia a dia do seu consumidor (ou potencial comprador) ajuda muito não só no SEO, mas também no branding da marca. Pense nisso!

5. Layout, códigos de desenvolvimento e hospedagem

Falar sobre essa parte mais “técnica” não é o foco desse post, mas não dá para não citar porque é de extrema relevância. Se tem uma coisa que é extremamente importante para os mecanismos de busca é a experiência do usuário e isso contempla, principalmente, a facilidade de navegação, que envolve um layout inteligente, tempo de carregamento da página, tempo que o usuário passa em cada página, facilidade para realizar a compra. Isso tudo está relacionado à plataforma (WooCommerce ou Magento, por exemplo) escolhida para o desenvolvimento da loja virtual, os códigos, plug-ins e qualidade da hospedagem. Você e o usuário podem até não ver essa parte toda, mas elas são de extrema importante. Por isso, ao iniciar uma loja virtual, escolher a plataforma e a agência desenvolvedora é tão importante.

Para aparecer em primeiro lugar no Google, comece já a colocar essas dicas em prática! Se precisar de ajuda com a parte técnica, entre em contato com a gente! Somos especialistas em e-commerce em Magento e WooCommece.

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