Google Analytics 4 para leigos

Google Analytics 4 para leigos: o que mudou e como como gerar relatórios estratégicos

Agora é oficial: adeus ao Google Analytics Universal e olá para o Google Analytics 4. O GA4 é a versão padrão da ferramenta e muitas pessoas ainda não se adaptaram às novidades. Se você é uma delas, não tem problema.

Neste artigo, vamos explicar o que mudou no Google Analytics 4, quais são os novos recursos e como gerar relatórios estratégicos para o seu negócio usando a nova versão. E a boa notícia é que você não precisa ser um expert em análise de dados, vamos explicar tudo de forma simples e prática para leigos.

Google Analytics 4 X Google Analytics Universal: quais são as diferenças?

Para quem estava acostumado com o GA Universal percebeu que muitas coisas mudaram, desde a aparência até as funcionalidades da ferramenta.

Um dos primeiros impactos dos usuários foi em relação a coleta de dados dos usuários e, inclusive, algumas pessoas tiveram a impressão de que a audiência do site diminuiu. Mas não foi exatamente o que aconteceu. Na verdade, a mudança principal foi na forma de exibir os números.

O GA Universal utilizava page views e usuários únicos, isto é, a ferramenta registrava a cada vez que o usuário carregava uma página do site. Agora, com o GA4, os números são mostrados com base no que eles chamam de eventos. Os eventos são as interações do usuário com o site ou aplicativo, por exemplo, descer a barra de rolagem, fazer uma pesquisa ou clicar em um produto.

Dessa maneira, cada ação que o usuário faz dentro do site é considerada como um evento. Por isso, não é tão simples gerar relatórios como antigamente (mas fique tranquilo que ainda vamos chegar nesta parte).

Recursos do GA4 que você precisa conhecer e como usar de forma estratégica

Com as mudanças, alguns recursos do GA Universal ficaram para trás. Mas a boa notícia é que o GA4 tem muitas outras funcionalidades que podem trazer uma visão mais profunda sobre a jornada do usuário no seu site ou aplicativo. Confira os principais recursos:

Rastreamento de conversões

O principal objetivo do seu site é gerar vendas, certo? Mas além de vendas, existem outras ações realizadas no site e que podem ser consideradas como conversões. Por exemplo, um cadastro, inscrição na lista de e-mails, download de algum material etc.

O GA4 permite analisar essas ações com mais detalhes, usando a ferramenta de rastreamento por eventos. Lembra que explicamos que os eventos do GA4 são as interações do usuário no site?

Então na prática isso significa que você pode estabelecer padrões para medir downloads, engajamento com vídeos, cliques de saída e outras ações.

Mas não adianta criar os eventos apenas porque a plataforma permite. É  importante pensar de forma estratégica: quais são as ações importantes na jornada do seu cliente? Quais são as conversões que você espera?

Rastreamento de e-commerce

O Google Analytics 4 pode ser um dos melhores aliados para o seu e-commerce. A ferramenta tem recursos avançados que permite coletar e analisar os dados de um produto de acordo com a cor, tamanho e tipo do item, por exemplo.

Os relatórios também são mais completos, permitindo que você veja além da receita gerada pelo site, como também quanto vendeu em produtos específicos e quais foram as interações do usuário com os itens.

Google Analytics 4 - rastreamento de ecommerce

Análise preditiva no Google Analytics 4

Outro recurso do GA4 é oferecer ferramentas de análise preditiva. Ou seja, com a inteligência artificial é possível analisar os dados e prever o comportamento dos usuários.

As métricas preditivas são as seguintes:

  • Possibilidade de compra: que analisa a probabilidade de um usuário realizar alguma conversão;
  • Probabilidade de desistência: analisa as chances de um usuário que já esteve ativo no seu site não retornar;
  • Receita: estimativa da receita de todas as conversões de compra para um usuário que esteve ativo no seu site.

Com essas informações em mãos, é possível identificar padrões de compra, oportunidades de marketing, prever vendas e até ajudar a recalcular a rota na estratégia de vendas online para aumentar o ROI.

Tutorial: como gerar relatórios estratégicos no Google Analytics 4

Você já percebeu que agora não basta apertar “um botão” para ter um relatório pronto do seu site. O Google Analytics 4 permite ir mais a fundo na análise de dados e, consequentemente, gerar esses dados ficou um pouco mais complexo.

É importante saber que você não precisa aprender a configurar os eventos e detalhes técnicos do GA4. Deixe isso por conta dos responsáveis técnicos, como a equipe de tráfego, combinado?

Mas a parte estratégica dos relatórios, você pode (e deve) buscar se informar. Afinal, são esses dados que vão ajudar a tomar as melhores decisões para o seu negócio.

Então confira um tutorial para gerar relatórios e interpretar os dados no Google Analytics:

1. Visão Geral dos Relatórios

Para ter acesso aos relatórios básicos , basta clicar em “Relatórios” e, em seguida, em “Resumo dos relatórios”. Antes de analisar os dados, é importante selecionar o período, ou seja, as datas que deseja analisar.

Google Analytics - relatório visão geral

 

2. Volume de visitas e Receita de Conversão

O primeiro bloco mostra os dados sobre os usuários, tanto a quantidade total quanto a quantidade de pessoas que acessaram o site pela primeira vez.

Também é possível ver o quanto foi convertido em vendas no período selecionado.

Google Analytics 4 - relatório usuários novos

 

3. Qual é a origem dos novos usuários?

Também é possível entender por onde os usuários acessaram o site ou loja pela primeira vez, conforme a imagem abaixo mostra.

São vários canais de entrada para os primeiros usuários, os principais são:

  • Direct: as pessoas acessaram o site diretamente por um link salvo ou clicando em uma URL.
  • Referral: significa que o site seu foi usado como referência em alguma página na internet.
  • Organic Search (Pesquisa Orgânica): significa que o usuário encontrou o seu site pelos resultados da em uma pesquisa no Google, por exemplo.
  • Organic Social (Redes Sociais Orgânica): o acesso foi feito a partir de publicações em redes sociais, como Facebook ou Twitter de forma orgânica, sem anúncio pago.
  • Organic Video (Vídeo orgânico): é neste caso, as pessoas acessaram o seu site a partir de plataformas de vídeo, como YouTube, TikTok ou Vimeo, sem ser em anúncios.

Google Analytics 4 - relatório canal

4. Google Analytics 4: Usuários por país

Com estes dados, é possível analisar a localização da sua audiência.

Google Analytics 4 - relatório localização

5. Quais páginas e telas são mais visualizadas no seu site?

Neste bloco, o relatório do GA4 mostra as páginas do site na ordem de visualização. Assim, é possíveis saber quais são os conteúdos ou produtos, por exemplo, que mais interessaram ao público.

Google Analytics 4 - relatório visualização por página

6. Page Views: quais são seus principais eventos?

É nesta parte que estão os eventos configurados no site. O relatório mostra o nome e a contagem, ou seja, quantas vezes a ação foi realizada.

Na imagem, a primeira linha mostra o evento “Page View”, que mostra o volume total de visualizações de todas as páginas do site ou app no período selecionado.

Google Analytics 4 - relatório eventos page view

Preparado para usar o Google Analytics 4?

Muitas novidades informações de uma vez, não é mesmo? Mas quanto antes você começar a se aprofundar e conhecer as funcionalidades da ferramenta, melhor será para o seu negócio.

Ainda tem alguma dúvida sobre o Google Analytics 4? Deixe nos comentários!

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