Dicas para aparecer em primeiro lugar no Google - Como melhorar o SEO de loja online

Como melhorar o SEO da sua loja virtual

Antes de falarmos sobre como melhorar o SEO da sua loja virtual, você sabe o que é SEO? SEO (Search Engine Optimization) nada mais é do que um conjunto de estratégias utilizadas em sites, lojas virtuais, portais e blogs com o objetivo de melhorar seus posicionamentos nos mecanismos de buscas de forma orgânica (sem fazer anúncios). É como se o Google, o principal mecanismo de busca, por exemplo, desse notas para cada página considerando uma série de elementos, que vão desde os códigos usados no desenvolvimento das páginas, até a qualidade do conteúdo e navegabilidade (experiência do usuário).

Certo. Agora que você já tem uma ideia do que é, vamos ao que interessa:

Como melhorar o SEO da sua loja virtual em 5 passos

1. Descrição da loja e páginas

Com certeza, o passo mais simples e que gera um resultado muito positivo é criar a descrição da sua loja nas configurações do site. Independente de qual seja a plataforma de e-commerce utilizada, todo endereço na web tem um título e descrição. Essa descrição e título são os que aparecem em todas os resultados de busca (veja a imagem acima, com o resultado de busca da gCampaner). O ideal é que o título contenha até 70 caracteres, contendo o nome do site e, se possível, a usar a palavra-chave principal do negócio. Já a descrição, deve conter até 220 caracteres, com palavras e termos chave e diferenciais do negócio. Considerando que é isso o que aparecerá no resultado, o texto deve chamar a atenção e despertar desejo de clique em quem realizou a busca.

Ah! Vale lembrar que cada página possuem seus próprios títulos e descrições. Então, além de ter a descrição principal da loja, é importante que você use algum plugin se SEO para preencher também os títulos e descrições de cada página, como produtos, por exemplo. Isso reforça o conteúdo visível publicado.

 

2. Título e descrição dos produtos

Invista um tempo pesquisando as melhores palavras-chave relacionadas ao seu produto. O título é a parte mais importante! As palavras contidas nele são as primeiras lidas pelos mecanismos de busca e as que têm mais relevância. Se o seu produto é uma camiseta decote V, use “camiseta decote V” no título. Parece óbvio, mas é comum que marcas queiram inventar nomes novos, tipo “Camiseta Abigail” – e isso é ótimo -, mas é possível associar as duas coisas.

Na descrição, o uso da palavra-chave também é fundamental. Como o texto da descrição pode – e deve – ser mais longo que o título, adicione outros termos e palavras-chave importantes, relacionadas ao produto. Para a descrição, pense em duas coisas: descrever características técnicas, como materiais, cor e tamanho, e junte a isso ideias de uso, adjetivos “amigáveis” e até dicas de uso que façam crescer o desejo do usuário por aquele produto. Se possível, associe com outros produtos da sua loja, inserindo link ou até criando kits promocionais.

EXEMPLO:
Título: Camiseta decote V algodão – Abigail
Descrição: A Abigail é uma camiseta decote V, manga curta, em malha de algodão egípcio, com toque macio, tingimento natural e acabamento impecável. O corte e modelagem clássicos, ganham um toque moderno com pespontos coloridos na na gola do decote V, proporcionando estilo para qualquer look.
Combine com nossa saia lápis “Genoveva”, para um look escritório; com a saia midi de paetês “Alicia” para um look festa; ou ainda com a calça flare jeans “Antonella”  para um look happy hour.

3. Fotos

Já contamos quais são as fotos que mais vendem em um e-commerce e vale a pena você ler esse conteúdo. Além da parte estética, o nome do arquivo faz muita diferença quando pensamos em SEO. Antes de importar as imagens dos seus produtos, renomeie o arquivo utilizando as palavras-chave relacionadas a ele (como falei no título do produto). Preencher o texto alternativo com uma pequena descrição, utilizando palavras-chave, também ajuda a dar um boost do desempenho. Sabe porquê isso é importante? Embora os mecanismos de busca estejam cada vez mais inteligentes e até já reconheçam imagens, facilitar essa leitura através de texto ajuda muito. Então, se você dá o nome correto ao seu arquivo e preenche, pelo menos, o texto alternativo, é como se você estivesse dizendo ao buscador o que é a foto e, como ele fica feliz por você ter esse cuidado de comunicá-lo, ele melhora sua nota de SEO.

EXEMPLO:
Nome do arquivo: camiseta_de_decote_v-nome_da_marca
Texto alternativo: Camiseta decote V branca, manga curta, branca, marca X.

4. Blog

Quanto mais conteúdo de qualidade seu endereço na web tiver, melhor. Trabalhar os títulos e descrições dos produtos é importante, mas depender somente das buscas relacionadas a eles limitam bastante os potenciais acessos. Se sua loja on-line tiver um blog, você poderá trabalhar uma variedade muito maior de conteúdos que tenham relação com o universo do seu negócio e aumentarão as chances de novas pessoas (potenciais compradores) chegarem até a loja. Continuando o exemplo que dei anteriormente, de um e-commerce de moda feminina, por exemplo, o blog dessa loja fictícia poderia ter posts sobre tendências de moda, como combinar e cuidar das peças, looks para se inspirar… e muitas outras coisas mais de interesse do público-alvo. Fazer a sua marca estar presente no dia a dia do seu consumidor (ou potencial comprador) ajuda muito não só no SEO, mas também no branding da marca. Pense nisso!

5. Layout, códigos de desenvolvimento e hospedagem

Falar sobre essa parte mais “técnica” não é o foco desse post, mas não dá para não citar porque é de extrema relevância. Se tem uma coisa que é extremamente importante para os mecanismos de busca é a experiência do usuário e isso contempla, principalmente, a facilidade de navegação, que envolve um layout inteligente, tempo de carregamento da página, tempo que o usuário passa em cada página, facilidade para realizar a compra. Isso tudo está relacionado à plataforma (WooCommerce ou Magento, por exemplo) escolhida para o desenvolvimento da loja virtual, os códigos, plug-ins e qualidade da hospedagem. Você e o usuário podem até não ver essa parte toda, mas elas são de extrema importante. Por isso, ao iniciar uma loja virtual, escolher a plataforma e a agência desenvolvedora é tão importante.

Para aparecer em primeiro lugar no Google, comece já a colocar essas dicas em prática! Se precisar de ajuda com a parte técnica, entre em contato com a gente! Somos especialistas em e-commerce em Magento e WooCommece.

Mais conteúdo inspirador
3 perguntas poderosas para você ganhar dinheiro e vender mais

Compartilho com você um video que está na casa dos 10 mil views no youtube com perguntas para te ajudar Read more

Como começar uma loja virtual?

Pra você que quer montar sua loja online e entrar para o mercado de e-commerce e não sabe por onde Read more

Quais as fotos que mais vendem em um e-commerce?

Com alguns anos no mercado de e-commerce, trabalhando com diversas lojas, pude perceber que as lojas que mais faturam são Read more

5 vantagens de ter Loja online X loja física

A melhor hora de começar uma loja online é agora! E não é só por causa do COVID-19 (coronavírus), não. Read more

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *