Quais as fotos que mais vendem em um e-commerce?

Com alguns anos no mercado de e-commerce, trabalhando com diversas lojas, pude perceber que as lojas que mais faturam são as que têm as melhores fotos de produto. Separei pra você algumas dicas de como fazer fotos que vendem muito, aquelas que farão seu produto brilhar nas vendas. 

Como tirar boas fotos para e-commerce

Como estamos cansados cansados de saber, imagem é tudo, principalmente em vendas on-line, onde o cliente não está vendo o produto pessoalmente. Apesar de ser o principal de uma loja virtual, identificamos que ter boas fotos é a maior dificuldade dos lojistas. Uma porque pode ser um investimento alto fazer com um profissional; outra que é um processo relativamente demorado e, às vezes, faz com que a loja perca o famoso timing.

Uma das tendências para os e-commerces em 2020 é que, além das fotos, as empresas invistam em vídeos dos produtos. Isso mesmo! O cliente não vai só querer ver os produtos em vários ângulos e muito menos somente ler uma boa descrição. Eles querem mais: Querem ver como o produto é usado, como é o caimento, como fica na pele, ou mesmo um tutorial de como usar. Isso vale pra qualquer segmento, mas esse é um assunto podemos falar num próximo post. 

Anote essas dicas!

FIQUE DE OLHO NOS MELHORES DO MERCADO

Analise a melhor marca do seu mercado e veja o que e como estão fazendo. O fundo das fotos é quase sempre branco ou em tons claros.  No caso de quem trabalha com moda, por exemplo, o site da Asos é uma bela referência. Quer uma referência brasileira? A Amaro faz esse trabalho lindamente. 

1) COM FUNDO BRANCO OU NEUTRO

O fundo branco é um coringa que não tem erro. Quando fotos com muita informação são inseridas num site, isso pode poluir muito a loja e tirar o foco do produto. Por isso, o fundo branco é sempre bem vindo pois não compromete o layout. 

2) BEM ILUMINADAS

Independente de como a foto vai ser feita a iluminação é muito importante. Deixar o produto bem iluminado, sem sombras e valorizando os detalhes já mata 80% das dúvidas do cliente. Os outros 20% você resolve com um bom SEO, fazendo uma boa descrição do produto. 

3) DIFERENTES ÂNGULOS

Pense como o cliente veria o produto pessoalmente e forneça o máximo de ângulos que você puder, caso tenha o lado avesso isso é uma boa oportunidade para mostrar o acabamento e valorizar ainda mais. 

Não esqueça de deixar o produto bem centralizado e com uma margem em todos os lados, assim quando ficarem lado a lado na loja não causa a impressão de estarem “grudados”.

4) BOA RESOLUÇÃO

As fotos com uma boa resolução sempre ganham mais cliques nas redes sociais e é o que chama atenção do cliente na hora da escolha, além de mostrar que sua loja é realmente profissional. Uma foto em baixa resolução não passa credibilidade e ainda passa a ideia de desleixo. Lembre de salvar a foto para web antes de subir o produto para não deixar o site lento e fique atento para seguir sempre as mesmas dimensões. Uma medida boa para seguir em lojas de moda é 425 x 540 pixels.

5) FOTOS COM MODELOS

Simple Organic

Vemos muitas marcas por ai que usam manequins ou com a roupa produzida no chão, mas nada se compara com o corpo humano no caso da moda. Você dá vida ao seu produto mostrando o caimento exato da peça. 

Mas, como escolher a pessoa certa para vestir ou representar minha marca? 

Se seu público estiver bem definido, se a sua persona estiver bem desenhada, isso fica mais fácil. Não adianta nada você vender para pessoas mais independentes ou um produto muito caro e sua modelo ser uma adolescente, concorda? O cliente precisa se identificar com quem esta usando a roupa.

Fora isso, a foto precisa passar o sentimento que a pessoa terá quando adquirir o seu produto. Seja ele felicidade, status, auto-estima, saúde, beleza, o que for. O modelo escolhido tem que passar a imagem que você deseja de alguma forma.

Ainda existem agências de modelos que ajudam nessas seleções, mas caso você não esteja nesse momento sugiro que procure influenciadores que cheguem o mais próximo do que deseja, faça parcerias.

6) FOTOS NOMEADAS

Agora que você ja sabe fazer fotos que vendem, que tal nomea-las adequadamente para que as pessoas encontrem seus produtos? Além de aparecer na busca do google imagens seu site vai ter um melhor ranqueamento.

A dica para nomear as fotos é usar as palavras chave. Pense em como você buscaria seu produto na internet. Vamos supor que seu produto seja Bolsa feminina sustentável.

Veja como renomear fotos para e-commerce pensando no SEO?

Foto Principal:  bolsa_azul_feminina_tecido_organico-nomedasuamarca_1
Demais Fotos: bolsa_azul_feminina_tecido_organico-nomedasuamarca_2

Da um trabalho, mas quem faz direitinho colhe bons frutos. Use isso a seu favor, muita gente ainda não faz. 

Resumindo: as fotos que mais vendem em um e-commerce são as de boa resolução com fundo branco ou neutro, mostrando 2 ou mais ângulos, bem iluminadas e o produto sendo usado por uma pessoa. 

Lembrando que essas são dicas para quem esta começando e quem não quer errar e nem perder tempo. 

Tendo isso em mente, o que está esperando para vender seu produto? Lembre, antes feito do que perfeito, mas nunca de qualquer jeito. Bora vender?

Se você gostou das dicas de como fazer fotos que vendem no e-commerce compartilhe esse post e deixe seu comentário. Sugestões também são bem vindas. 

Grande abraço e até mais. 

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