Vantagens e desvantagens de ser Digital Influencer / Blogueira

Trabalhamos com blogs todos os dias aqui na gCampaner. Afinal, já passamos dos 500 projetos de blogs feitos aqui na gC. Além da criação do blog, nós também ajudamos no dia a dia, desde o início do projeto, quando a ideia ainda está se formando, até se tornar um blog de sucesso, com milhares de acessos, comentários e muito conteúdo produzido! Nós trabalhamos com todos os tipos de blog:

Tipos e Formatos de Blogs

  • Blog de diário pessoal, para quem leva como hobbie;
  • Blog de profissionais liberais como médicos, personal stylists, personal trainners;
  • Blogs de segmentos como blog de gastronomia, blog de moda, blog de viagem e muitos outros;
  • Blog para marketing pessoal, para quem quer marcar sua presença digital;
  • Blogs para empresas, ótimos para se relacionar com seu público alvo;
  • Blogs como ferramentas de venda para cursos online, e-books, lojas, entre outros…

Com base no conhecimento adquirido ao longo de 8 anos de trabalhos nessa área e relacionamento com nossas clientes, separei algumas vantagens e desvantagens de ter um blog, seja para marketing pessoal ou diário pessoal:

Dificuldades e desvantagens de ter um Blog

  1. Separar a vida pessoal da vida profissional é um dos pontos mais difíceis de lidar. Sabemos que é muito bom para qualquer blog ter uma mistura entre o pessoal e o profissional, pois estamos conversando com pessoas reais e o leitor quer saber quem é a pessoa que está por trás dos posts, quem é a pessoa que está falando com ele e quais são os gostos dela. Mas, é preciso ter cuidado pra não tornar isso algo invasivo. Também é preciso respeitar parentes e amigos que, em alguns casos, podem não querer a exposição na internet.
  2. Preconceito dos amigos é uma coisa que incomoda bastante. Muitos projetos quase não saem do papel por conta dos comentários e preconceito dos “amigos”. É, assim mesmo, entre aspas porque acho que quem não te apoia talvez não seja tãooo amigo assim… Isso fica ainda mais grave quando é alguém da própria família ou amigos próximos que reprovam a ideia de quem quer ter um blog. Já passou por uma situação parecida: Você começa a colocar legendas mais detalhadas nas suas fotos ou fazer um vídeo/snap/instastories contando como foi um passeio ou algo legal que fez e alguém grita no fundo “olha lá o/a blogueiraaaa(ooo)” com um certo deboche? Não ligue! Para nós, que estamos do outro lado, sabemos que estamos fazendo algo inovador. Tudo isso ainda é muito recente e poucas pessoas entendem o valor dessa nova profissão.
  3. Profissão em alta é algo muito bom, mas também é uma dificuldade. Atualmente, como a profissão blogueiro sempre aparece em destaque em reportagens de jornais, revistas e até matérias na TV, como algo a apostar por terem casos de sucesso de blogs que faturam milhões (!!!), isso acaba atraindo muita gente para essa área. E aí, temos um problema real: há diversos blogs apenas por hobbie, mas existem também muitos blogs ruins no mercado, muitas blogueiras, youtubers e instagramers queimando o filme da categoria. Então, a melhor forma de se diferenciar e ganhar destaque é através da qualidade do seu conteúdo!
  4. Baixo salário é a maior dificuldade, mas que não é muito abordada. Nós, que trabalhamos com isso, sabemos como é difícil um blog se tornar rentável. Sim, porque existe uma diferença muito grande entre ter um blog pessoal e ter um blog como um negócio. Quando você se vê como um business, há uma expectativa de que qualquer um pode criar um blog e, facilmente, ganhar muito dinheiro com um blog, mas não é bem assim. É preciso trabalhar muuuuito, como em qualquer outra profissão (principalmente sendo uma nova profissão pra você).
  5. Dificuldade de se profissionalizar. Ter um blog, na verdade, envolve muitas outras coisas: você tem que ter também perfil nas redes sociais, tem que aprender muito sobre WordPress, html, produção de conteúdo, produção de vídeos, fotos, aprender sobre SEO, Google, Facebook, Instagram, Twitter, aprender sobre marketing, divulgação e aprender a se vender! Não existe uma faculdade de blogueiras. Até tentaram criar uma mas, o curso é, na verdade, de marketing digital… Com certeza, no inicio bate até um desespero quando pensamos no tanto de coisas que temos que aprender, mas ter um blog é uma jornada, não é do dia pra noite que tudo acontece. Para ajudar a acelerar o processo e ajudar com todas as tarefas de planejamento e tudo envolvido existem algumas assessorias para blogs ou agências especializadas em criação e manutenção de blogs, como a gCampaner, que é a maior agência de blogs do Brasil atualmente.
Home office blog a melhor escolha inspiracão trabalho em casa
Escritório da blogueira Fernanda Gonçalves, Blog A Melhor Escolha. A Fê também fez um post contando como é ser blogueira, veja aqui.

Vantagens e benefícios de ter um Blog

  1. Poder trabalhar em casa ou de qualquer lugar e ser dono do seu próprio negócio é muito bom e proporciona uma liberdade sem igual. Aliás, isso não é um benefício exclusivo para blogueiros, mas a profissão de produtor de conteúdo permite essa flexibilidade e, em muitos casos, poder estar em qualquer lugar enquanto produz conteúdo pode ser combustível de estímulo para seu projeto!
  2. Ajudar pessoas é um objetivo simples e direto de um blog – qualquer tipo de pessoa. Se você gosta de dar dicas de moda, cultura, marketing ou qualquer outro assunto; faz receitas e quer incentivar e ensinar os outros; ou é um médico que cria um blog para compartilhar informações com pacientes, também está ajudando. A essência do blog é contar histórias e ajudar os outros. Pense nisso!
  3. Reconhecimento. Ser conhecido e reconhecido quando você começa a fazer um conteúdo legal e ajudar as pessoas é o melhor pagamento. Com isso, você consegue alavancar outros projetos pessoais, vai se tornando uma autoridade para a sua audiência e é respeitado pelas suas opniões.
  4. Falar com gente do Brasil e do mundo todo. Com a ajuda do blog e das redes sociais você faz amigos, cria sua rede de contatos e se relaciona com pessoas que, no futuro, serão uma rede de muito valor. Quem está começando não tem muita noção do poder dessa rede de contatos que você está criando.
  5. Abrir portas para seu futuro é, pra mim, o maior trunfo de um blog. Vejo pelas centenas de clientes que já atendi e atendo que NINGUÉM (e isso eu garanto), ninguém regride, ninguém sai de um projeto menos inteligente do que entrou. Mesmo quando um blog, supostamente, “não deu certo” é preciso analisar a quantidade de coisas que o blogueiro aprendeu. Se você tem um blog e está frustrado com o “não sucesso” dele ou por “não ter faturado milhões” ou por “não ter milhões de seguidores”, pense no tanto de coisas que você já aprendeu comparando sua vida e conhecimentos de antes de ter o seu blog com agora. Eu acho maravilhosa a jornada de se criar um blog e a evolução como pessoa que ele promove em nós!

Então, se você já tem um blog ou ainda está pensando em criar um, mas está na dúvida, comenta aqui quais as dificuldades e benefícios que você enfrenta? Deixe suas perguntas que eu responderei e tentarei te ajudar!Conquiste o Mundo, Comece aqui!

2 thoughts on “Vantagens e desvantagens de ser Digital Influencer / Blogueira

  1. Jussara Costa says:

    Boa Tarde,
    me Chamo Jussara, gostaria de montar um blog da realidade do dia a dia, não sou do padrão de beleza que temos que seguir, falar sobre peso, ansiedade, transito, as dificuldades do dia a dia, tenho as ideias, mais não sei por papel ou melhor na rede , rsrsrsrs,. gostaria de saber sobre valores,também não sei se a empresa se interessa pela minhas ideias .
    desde de já agradeço a atenção .
    Jussara Costa

  2. Simone da Silva machado says:

    Olá meu nome é Simone, gostaria de dicas para criar um blog, não tenho muito conhecimento nessa área, mais pretendo me especializar, o curso de Marqueting digital é uma boa indicação para quem quer entrar nessa área? Pretendo montar um blog sobre dicas de viagens etc .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X