Como fazer entrega de loja virtual

Um dos maiores medos de quem esta começando uma loja virtual é como fazer a entrega do pedido para o cliente. Devo seguir um passo a passo? Vendi, e agora?  O que devo fazer?

Aqui na gCampaner todos os nossos clientes estão seguros quanto a isso pois além dos treinamentos damos esse tipo de suporte para os lojistas até ficarem craques a ponto de nem precisarem mais da gente pra isso.

Mas afinal, qual é a rotina de enviar pedidos numa loja virtual?

É recomendado que seu e-commerce esteja devidamente integrado com as plataformas de transporte e ERP, preparei um passo a passo para te ajudar com isso. Como já fizemos também operações de lojas posso contar como é. Caso você não tenha, o processo deve ser manual. 

Mas O que é ERP Bling? 

O Bling é um sistema de gestão empresarial (ERP) para micro e pequenas empresas. Sua plataforma permite que empresários organizem a gestão do seu negócio com segurança, facilidade, agilidade e eficiência.

São diversas ferramentas que possibilitam o controle total sobre as vendas, finanças, estoque, produtos, clientes, pedidos, comissões de vendedores e muito mais. O sistema permite ainda a emissão de notas fiscais eletrônicas, a geração de boletos bancários e de cobranças e de propostas comerciais. Além disso, é integrado com SIGEP Web dos correios e com as maiores plataformas de e-commerce do país.

Caso queira fazer um teste com o Bling clique aqui  para garantir seus 3 meses grátis.

Verifique se o pedido esta aprovado e pagamento confirmado

Você vai receber um e-mail avisando que chegou um novo pedido, mas mesmo assim é preciso entrar no painel do administrativo da loja todos os dias. Coloque isso como um ritual.

Cheque todos os dados: se e pedido esta realmente aprovado ou processando (confira no meio de pagamento também), o endereço do cliente e se o produto realmente se encontra no estoque.

Como emitir nota fiscal para ecommerce

A nota fiscal geralmente é emitida pelo ERP integrado com sua loja. É importante que as naturezas de operação, os NCMs (Nomenclatura Comum do Mercosul)  estejam corretos. Veja com um contador, pois isso pode gerar despesas se não estiver calculando corretamente.

Você pode enviar a e-nf por e-mail, mas é necessário que você imprima uma via para colocar do lado de fora da caixa, dentro de um plastiquinho conhecido como “canguru”.  (ilustrar com imagem muito bem do plastiquinho )

Imprimindo Etiqueta de Envio dos correios

A etiqueta de transporte também pode ser emitida pelo próprio ERP. Para não gastar muito papel dá para imprimir até 4 etiquetas numa só folha, o planeta agradece. Caso não tenha 4 pedidos não tem problema, tem que mandar o pacote o quanto antes. 

Feito isso você vai colar a etiqueta na caixa onde vai conter o seu endereço, o do cliente e o código de rastreamento.

Se seu e-commerce não tiver envio automático de rastreamento para o cliente ja passou da hora de ter, isso ajuda muito no dia a dia e imagine se tiver que fazer manualmente com a sua loja tendo 100 pedidos por dia? É humanamente impossível. Automação é tudo numa loja virtual!

Como Embalar Pedido de loja online

Na hora de embalar fique muito atento aos detalhes. Se o produto está sujo, se esta amassado. Pense que o momento mais esperado da compra é quando o pacote chega, se tiver embalado de qualquer jeito pode causar uma péssima experiência para o comprador. 

Aproveite esse momento para ser criativo e fazer com que seu cliente seja especial, que ele saia contando ou postando o que recebeu, isso é o melhor marketing e custa zero reais. Você pode escrever uma cartinha a mão, mandar um poema, um brinde, um mimo qualquer. Imagine receber uma caixa com um cheirinho bom? Mas faça aquilo que faz sentido com o seu negócio, seja autêntico.

Modelo de embalagem de produto para Loja Virtual Online

Enviando…

Leve, mande buscar.. enfim… independe da forma, poste o quanto antes, a velocidade de entrega vai ser muito importante para a felicidade do cliente. Existem agências franquiadas dos correios que abrem aos sábados, então não tem desculpa. 

Como fazer Pós Venda loja virtual

Existem integrações de rastreamento do pedido de ponta a ponta. Isso faz com que você resolva qualquer problema antes do cliente ficar sabendo e são poucas lojas que usam. 

Os e-mails de pós venda também são maravilhosos para você mostrar pro seu cliente que você se importa se ele recebeu direitinho, de ele gostou e da até pra fazer uma pesquisa e usar depoimentos para seu produto. Mas lembre-se da automação.

Importante saber que não é só porque você levou o pedido nos correios que a responsabilidade é terceirizada. Qualquer problema que aconteça no caminho é responsabilidade do lojista. Nunca deixe seu cliente na mão durante esse período.

Espero que agora esteja mais confiante em receber seus pedidos na loja. É uma delícia fazer todo o processo com impecabilidade e viciante receber e-mails de venda!

Boas vendas e nos vemos no próximo post. 

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