Guia completo para estratégia e planejamento de BlackFriday 2020 por gCampaner

Olá amigos do varejo, a Black Friday 2020 que cai no dia 27 de novembro é uma das datas mais esperadas varejo com aumento de vendas significativo para as lojas, mas o que fazer? será que devo colocar tudo com 50% off na minha loja? essa é a estratégia para o blackfriday? CLARO QUE NÃO !

mais que um dia de desconto, Black Friday é um evento de caça ao tesouro e o legal é garimpar descontos exclusivos.
Gabriel Campaner – CEO da gCampaner Agência Digital

Trabalho com assessoria para e-commerces e lojas iniciantes e médias e reunimos aqui um guia prático com o passo a passo do que fazer na black friday para que sua loja venda muito mais que os concorrentes.

Planejamento e Objetivos da Black Friday de Sucesso

preste atenção a seguir pois blackfriday se divide em 3 grandes eventos, mas estes eventos sem apenas 2 objetivos bem claros, são eles

  1. Gerar leads e aumentar a base de relacionamento
  2. Gerar vendas diretas de produtos

essas devem ser seus KPIs ( indicadores de sucesso ) para avaliar seus ganhos na BF

Quais Canais de comunicação utilizar?

  • Redes Sociais ( fazer ativação por posts e principalmente Lives e Stories )
  • E-mail marketing
  • Promoções no site
  • Contato direto WhatsApp

Pré-Black Friday, Sexta feira DIA D e Cyber Week

Vamos explorar quais ações podem ser feitas em cada etapa do evento black friday 2020

 

Pré-Black Friday

Data: de 10 a 26 de novembro
Objetivos:

  1. Qualificar público
  2. Criar expectativa
  3. Fazer algumas vendas para apressadinhos

Como qualificar minha lista de E-mail e WhatsApp para Black Friday?
Não deixe para mandar promoções e descontos como spam no dia D, todas as lojas irão fazer isso, você deve criar uma lista vip de clientes e contatos interessados para receberem as melhores ofertas.

  • IDEIA 1: Enviar e-mail marketing para base de clientes, convidando para participar da Blackfriday lista vip ( lista exclusiva para receber promoções )
  • IDEIA 2: WhatsApp para evitar bloqueios, também converse antes com seus contatos e veja quem quer receber promoções, crie uma Lista de Transmissão somente com as pessoas que autorizaram o envio.

Preparar expectativa dos contatos e convidar as pessoas que querem entrar na lista VIP BLACKFRIDAY enviando alguns conteúdos interessantes e promoções antecipadas.

  1. lembrar de ativar email marketing
  2. lembrar de ativar redes sociais
  3. lembrar de mudar cara do site

Mudar a cara do seu site para causar um impacto nos visitantes e que eles saibam que sua loja estará participando da blackfriday

Fique atento para não fazer spam por conta da nova LGPD ( leia um post explicando sobre a LGPD que já fiz aqui no blog )

Operação logistica e Frete

  • DICA: Lembre-se de ter alternativas de frete além de Correios ( que geralmente ficam fora do ar ) em sua loja, nunca deixe somente uma operadora de envios, provavelmente você terá problemas de perder vendas.
  • DICA: Você pode adiantar e deixar preparado seu estoque e embalagens de produtos para não ter atraso nas entregas.

Dia D, Sexta feira de Black Friday

Data: dia 27 a 29 de novembro
Objetivos:

  1. Venda, venda e venda!
  2. Disparo de promoções
  3. Lives e relacionamento com clientes

Algumas ideias do que fazer de promoção e descontos na Black Friday
primeiro e mais importante, você não deve dar desconto na loja toda, isso pode gerar até prejuízo.

Oferecer produtos específicos para aplicar bons descontos, como por exemplo:

  • Linha C – Produtos encalhados para liberar estoque ( dar descontos super agressivos )
  • Linha A – Produtos atrativos e especiais de desejo do seu cliente ( desconto menor )
  • Conjunto de produtos ( Kits com valor elevado juntando Linha A e Linha C )
  • Oferecer CashBack e Cupons de desconto futuros como recompensa.

Oferecer Frete Grátis é um ótimo gatilho para vendas
Mas cuidado para não levar prejuízo no frete, calcule e coloque regras de valor acima de X para região Y de acordo com suas margens.
Negócios locais podem oferecer entrega expressa e retirada no local como vantagens.

Chat ao vivo online/whatsapp/dm para tirar dúvidas e completar vendas é a melhor forma de contingência de problemas e frustrações dos clientes com dificuldades nas compras e termômetro para aceitação e desejo pelas promoções para possíveis ajustes.

Pós evento tem Cyber Monday e Cyber Week

Na semana seguinte temos a conhecida Cyber monday e Cyber Week que é especial para quem vende eletrônicos e eletrodomésticos, mas todos os segmentos de mercado podem participar tirar proveito desse restinho de busca por descontos.

Data: de 30 de novembro a 06 de dezembro
Objetivo:

  1. Queima final de produtos
  2. Recuperação de carrinhos abandonados

Durante esta semana você deve pegar pesado e ter atenção com:

  • Publicar e gerenciar as promoções remanescentes
  • Ações de remarketing para quem não comprou na BF
  • Fazer recuperação de Carrinho abandonado (por e-mail automático ou manualmente por whatsapp e telefone )
  • Atenção especial ao SAC e Pós-venda
  • Monitorar atentamente entregas dos produtos e se antecipar a possíveis atrasos logísticos.

 

Desejo boas vendas, e Sucesso

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