Como montar um Calendário editorial para blog e redes sociais

O calendário editorial é o seu cronograma de publicações no blog. Com ele é muito mais fácil organizar suas pautas, ideias e distribuir os temas para deixar o blog mais interessante e diversificado, recheado de conteúdo legal.

Com um calendário editorial você pode:

  • Definir frequência de postagens – e cumprir;
  • Marcar datas de publicação;
  • Estipular prazos para a produção do conteúdo;
  • Pensar em temas e pautas para o blog de acordo com a data;
  • Prever oportunidades e se antecipar;
  • Produzir conteúdo com mais antecedência em caso de férias;
  • Diversificar as categorias e temas.

E existem diversas formas de criar. Veja!

  • Planilhas: você pode criar uma planilha no Google Drive, por exemplo. Além de conseguir acessar de diferentes dispositivos, você ainda pode compartilhar com a sua equipe de conteúdo para que todos colaborem e atualizem com facilidade. Crie colunas de datas, categorias, ideias, pautas e referências e comece a seguir seu cronograma!
  • Google Calendar: se você já utiliza essa agenda para acompanhar seus compromissos, pode ser uma ótima maneira de acompanhar seu conteúdo também. Você pode criar eventos para cada publicação, convidar pessoas da equipe, colocar briefing do post na descrição do evento e ainda ativar alertas para não esquecer as datas.
  • Editorial Calendar para WordPress: com esse plugin no blog você pode gerenciar seus rascunhos, alterar datas de publicação, publicar ou agendar posts, acompanhar o status do seu conteúdo. Se tiver interesse na instalação do plugin no seu blog, envie um e-mail para [email protected]

Viu como é simples?! Agora não tem mais desculpa para não se organizar hein!

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Busque sempre referências!

Como produtor de conteúdo, pesquisar referências deve fazer parte da rotina. Através de pesquisas descobrimos novas formas de entregar conteúdo, ferramentas para facilitar nosso dia a dia, serviços e muito mais. E não precisa pesquisar apenas concorrentes. Todo conhecimento é muito válido. Descubra sites de fora que estão fazendo sucesso, independente do segmento, marcas e profissionais interessantes e o que estão fazendo.

Preste atenção na navegação desses sites, plugins que utilizam, como entregam o conteúdo, o que os diferencia. Quanto mais referências, mais ideias e novidades podem surgir para o seu blog.

Mas nada de cópias! O que vale é pesquisar para criar coisas novas!

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