Guia completo para estratégia e planejamento de BlackFriday

A Black Friday 2023 que cai no dia 24 de novembro já é a data mais esperada do ano para os consumidores que adoram descontos e, claro, para os lojistas. Mas, afinal, o que fazer para vender mais na Black Friday? Será que você deve colocar tudo com 50% off na sua loja? 

Será que essa é a melhor estratégia para a Black Friday 2023? Claro que não! 

Mais que um dia de desconto, a Black Friday é um evento de caça ao tesouro e o legal é garimpar descontos exclusivos.
Gabriel Campaner – CEO da gCampaner Agência Digital

Mas se você ainda não sabe como estruturar uma estratégia de vendas para o grande dia, está no lugar certo! Neste guia completo, você vai descobrir como criar uma estratégia eficaz para impulsionar as vendas no seu e-commerce na Black Friday 2023. 

Planejamento e Objetivos da Black Friday 2023

Engana-se quem ainda pensa que a Black Friday acontece somente na sexta-feira. Na verdade, a maioria das empresas cria ações promocionais durante todo o mês de novembro para aquecer o público até o grande dia. 

Mas antes de definir como você vai vender mais, é preciso entender que a Black Friday tem dois objetivos bem claros. São eles: 

  1. Gerar leads e aumentar a base de relacionamento 
  2. Gerar vendas diretas de produtos 

Portanto, esses devem ser os seus KPI’s, ou seja, os indicadores de sucesso para avaliar seus ganhos na Black Friday.

Quais canais de comunicação usar para divulgar sua campanha?

Não adianta elaborar uma estratégia de vendas incrível se a informação não chegar ao público certo, não é mesmo? Por isso, é essencial que você selecione os canais de comunicação adequados para divulgar seu e-commerce. 

Aqui estão algumas ações que podem ser eficazes durante a Black Friday 2023: 

Redes Sociais 

Esta é uma ótima maneira de alcançar e engajar sua audiência. Explore as plataformas como Instagram (principalmente lives e stories), Tik Tok e Facebook para compartilhar fotos dos produtos, vídeos e conteúdo interativo antes, durante e após a campanha. 

E-mail Marketing 

O e-mail marketing continua sendo uma ferramenta valiosa para a comunicação direta com os clientes e prospects. Envie e-mails personalizados com antecedência para criar expectativa em relação à BF. Durante a campanha, destaque as ofertas disponíveis. 

É essencial contar com ferramentas de automação e suporte para garantir que os e-mails cheguem para as pessoas certas e gere mais conversões. 

Promoções no site 

Seu próprio site deve ser o primeiro canal de divulgação das promoções da Black Friday. Portanto, crie banners e pop-ups chamativos que direcionem os visitantes para as ofertas. 

Também é válido criar uma página dedicada à Black Friday, onde os clientes possam encontrar facilmente todas as informações sobre descontos e produtos em destaque.

Contato direto pelo WhatsApp

Você pode aproveitar a facilidade do WhatsApp para enviar comunicados e ofertas durante a Black Friday. Além disso, use a ferramenta para esclarecer dúvidas dos clientes com mais agilidade. 

Estratégia de venda para a Black Friday 2023: Pré-Black Friday, Sexta feira DIA D e Cyber Week

Preparado para a parte prática deste guia? 

Como expliquei anteriormente, a Black Friday 2023 não acontece somente na sexta-feira. Na verdade, podemos dividir a campanha em 3 grandes eventos: 

  • Pré Black Friday 
  • Dia D 
  • Cyber Week 

Essa é uma forma de aquecer a audiência, manter o interesse nas ofertas ao longo dos dias e, claro, gerar mais oportunidades de venda! Então agora confira o guia prático com as melhores estratégias de venda para cada uma das etapas da Black Friday 2023: 

Pré Black Friday

Data: de 06 a 24 de novembro 

Objetivos: 

  1. Qualificar o público 
  2. Criar expectativa 
  3. Fazer algumas vendas para os “apressadinhos”

Como qualificar minha lista de E-mail e WhatsApp para Black Friday?

Não deixe para mandar promoções e descontos como spam no Dia D, todas as lojas irão fazer isso. Portanto, você deve criar uma lista vip de clientes e contatos interessados para receberem as melhores ofertas.

  • IDEIA 1: Enviar e-mail marketing para a base de clientes, convidando para participar da lista vip para a Black Friday 2023. Será uma lista exclusiva para receber promoções em primeira mão.
  • IDEIA 2: Pelo WhatsApp, converse antes com seus contatos e veja quem quer receber promoções para evitar bloqueios. Crie uma Lista de Transmissão somente com as pessoas que autorizaram o envio.

Preparar expectativa dos contatos e convidar as pessoas que querem entrar na Lista VIP BLACK FRIDAY enviando alguns conteúdos interessantes e promoções antecipadas.

Alguns lembretes importantes durante esta etapa: 

  1. Lembrar de ativar e-mail marketing
  2. Lembrar de ativar redes sociais
  3. Lembrar de mudar cara do site

É importante mudar a cara do seu site para causar um impacto nos visitantes e que eles saibam que sua loja estará participando da Black Friday 2023.

Fique atento para não fazer spam por conta da nova LGPD (leia um post explicando sobre a LGPD que já fiz aqui no blog)

Operação Logística e Frete

  • DICA: Lembre-se de ter alternativas de frete além dos Correios (que geralmente ficam fora do ar) em sua loja. Nunca deixe somente uma operadora de envios, pois provavelmente você terá problemas de perder vendas.
  • DICA: Você pode adiantar e deixar preparado seu estoque e embalagens de produtos para não ter atraso nas entregas.

Dia D, Sexta feira de Black Friday

Calendário de planejamento blackfriday gcampaner

Data: dia 24 a 26 de novembro (sexta, sábado e domingo)
Objetivos:

  1. Venda, venda e venda!
  2. Disparo de promoções
  3. Lives e relacionamento com clientes

Ideias de Promoções e descontos na Black Friday 2023

Primeiro e mais importante, você não deve dar desconto na loja toda, isso pode gerar até prejuízo. A melhor estratégia é selecionar produtos específicos para aplicar bons descontos, como por exemplo:

  • Linha C – Produtos encalhados para liberar estoque (dar descontos super agressivos)
  • Linha A – Produtos atrativos e especiais de desejo do seu cliente (desconto menor
  • Conjunto de produtos – Kits com valor elevado juntando Linha A e Linha C
  • Oferecer CashBack e Cupons de desconto futuros como recompensa

Oferecer Frete Grátis é um ótimo gatilho para vendas
Mas cuidado para não levar prejuízo no frete. Calcule e coloque regras de valor acima de X para região Y de acordo com suas margens.
Negócios locais podem oferecer entrega expressa e retirada no local como vantagens.

Chat ao vivo online/WhatsApp/DM para tirar dúvidas e completar vendas é a melhor forma de contingência de problemas e frustrações dos clientes com dificuldades nas compras e o termômetro para aceitação e desejo pelas promoções para possíveis ajustes.

Veja o post com detalhes de Ideias de Promoções para fazer na Black Friday

Pós evento –  Cyber Monday e Cyber Week

Calendário de planejamento blackfriday gcampaner cyber week

Na semana seguinte, temos a conhecida Cyber Monday e Cyber Week que é especial para quem vende eletrônicos e eletrodomésticos, mas todos os segmentos de mercado podem participar tirar proveito desse restinho de busca por descontos.

Data: de 27 de novembro a 05 de dezembro
Objetivo:

  1. Queima final de produtos
  2. Recuperação de carrinhos abandonados

Durante esta semana você deve pegar pesado e ter atenção com:

  • Publicar e gerenciar as promoções remanescentes
  • Ações de remarketing para quem não comprou na BF
  • Fazer recuperação de carrinho abandonado (por e-mail automático ou manualmente por WhatsApp e telefone)
  • Atenção especial ao SAC e Pós-venda
  • Monitorar atentamente entregas dos produtos e se antecipar a possíveis atrasos logísticos.

A Black Friday 2023 é uma oportunidade única para impulsionar suas vendas e conquistar a atenção dos consumidores. Lembre-se de que a chave para o sucesso está na antecipação, na personalização das ofertas e na criação de uma experiência de compra excepcional. Então comece a planejar suas estratégias de vendas e preparar seu e-commerce para muitas vendas nesta Black Friday.

Desejo boas vendas e sucesso!

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