[Blog de Sucesso] O Gato, Planejamento, Modelo de Negócios e Para onde vou

Oi! Eu sou Gabriel Campaner e eu vou te guiar por esse universo maravilhoso que é o mundo dos blogs. Estou escrevendo uma série de posts sobre como criar um blog de sucesso e esse aqui é o post #2, então se você ainda não leu o post 1, recomendo que clique aqui e leia a apresentação do modelo de negócios do blog de sucesso, que é a introdução dessa série.

A primeira dúvida que surge quando vamos criar um blog e redes rociais é: Qual nome eu vou usar? A dúvida geral é se devemos utilizar o nosso nome próprio ou um nome fantasia.

Estrutura de Marcas – nome pessoal ou nome fantasia/de empresa?

Analisando o comportamento humano e estudos de marketing, chegamos a conclusão que nós preferimos nos relacionar com pessoas e não com marcas, pois isso gera mais empatia e uma comunicação direta. Nós podemos até admirar marcas, mas é com pessoas que criamos conexões. Portanto, se você tem um blog onde você irá se expor, seja ele blog de diário pessoal, marketing pessoal ou se você tem um produto ou info-produto, uma empresa, é profissional liberal ou autônomo, tem um e-commerce, enfim… independente do negócio, recomendamos que você se apresente como uma pessoa física, representante de um projeto ou empresa. Lembre-se de que os consumidores preferem falar com alguém do que com algo.

Veja os exemplos de grandes marcas e empresas que têm um personagem como porta voz: Facebook (Mark), Google (Lary e Serguey), Apple (ex Steve Jobs), gCampaner (Gabriel), Magazine Luiza (Lu) e por ai vai…

Então, se você está começando com um blog onde você será protagonista, eu recomendo utilizar o seu nome próprio, de pessoa física, pois é mais fácil gerar autoridade sobre um assunto. Já se você for ter uma marca principal e usar o seu nome como apoio (como o caso da gCampaner e Gabriel Campaner, são duas marcas para trabalhar) dá mais trabalho pra divulgação porque são muitos nomes diferentes, endereços web e redes sociais diferentes. Ou seja, trabalho em dobro.

Construindo uma Marca Sólida – Missão, visão e valores

Agora que você já sabe qual nome vai utilizar, é preciso definir como vai se posicionar para o mercado e para seu público.

Então, pra isso eu vou sugerir um exercício que é muito usado para empresas, mas indico para você fazer isso em seu novo negócio web porque aqui a gente também está tratando de uma marca, a sua marca. Neste novo negócio você está vendendo a sua imagem então, vai precisar se posicionar como uma empresa, onde você é o business!

EXERCÍCIO
Não vou me aprofundar muito nesse tema agora, mas todo negócio precisa ter bem definidos estes 3 itens: Sua Missão, Sua Visão de mercado e Seus Valores de trabalho.

Então, em uma folha você vai preencher:

  • Nome do seu Projeto:
  • Missão:
    • A missão é qual o propósito de você existir, o que você vai fazer no seu projeto. Responda a essas perguntas e terá a missão do seu negócio ou projeto.
      Exemplos:

      • Ajudar pessoas a superar intolerância alimentar.
      • Dar dicas e orientações sobre Moda/Fitness/Cultura/Saúde
      • Prestar consultoria sobre X para o publico tal tal tal e melhorar a vida das pessoas
  • Visão:
    • A Visão é como você vê o mercado que você vai atuar, pense qual é a sua visão de futuro nessa área que você escolheu. Onde e como quer estar daqui a alguns anos (5 anos).
  • Valores:
    • Nos Valores você deve especificar quais são os valores morais que você considera importante para o conteúdo que você vai produzir, a forma como você faz negócios ou valores morais que um funcionário deve ter para trabalhar com você.

Para te ajudar vou colocar aqui a visão, missão e valores da gCampaner. Assim, você pode entender melhor o que estamos falando:

  • Nome do seu Projeto: gCampaner Agência Web e Consultoria para Blogs
  • Missão: Proporcionar a meus clientes e alunos a possibilidade de criar sua marca, ganhar espaço na internet, divulgar suas opiniões, produtos e serviços utilizando as melhores ferramentas e estratégias digitais.
  • Visão: Empresa inovadora, criativa e que sempre acompanha as últimas tecnologias e estratégias, buscando eficiência no trabalho, praticidade e resultado para o cliente.
  • Valores: Agilidade, Flexibilidade, Adaptação, Resultados, Ética e Respeito ao Cliente.

Definição de Objetivos e Metas

Você sabia que o principal motivo de não sucesso de um blog ou projeto de redes sociais é a falta de metas e objetivos claros? Muitos projetos que conhecemos e trabalhamos também não têm metas de audiência e de produção de conteúdo definidas. É como já dizia o Gato, do filme Alice no país das maravilhas, “Se você não sabe para onde vai, qualquer caminho serve.” E ai? Pra você, qualquer caminho serve mesmo? Espero que não…

Quais são os seus objetivos e as suas metas? Por que você está pensando em criar (ou criou) um blog? Quais são suas expectativas de retorno no futuro? Pense nisso e faça o exercício proposto abaixo:

EXERCÍCIO
Liste os três principais objetivos deste projeto – são 3 coisas que você quer alcançar – e defina um prazo para cada uma delas.

Exemplos:

  1. Quero alcançar 10.000 acessos por mês até a data X
  2. Quero atingir 100.000 inscritos no meu canal até a data X
  3. Irei produzir 10 vídeos para lançar meu canal no Youtube até a data X
  4. Farei 1 post por semana no meu Blog até o final do ano.
  5. Publicarei 1 instastorie/snap por dia durante os próximos 30 dias.
  6. Fazer a primeira venda do meu curso/produto/consultoria até a data X.
  7. Faturar R$5.000 por mês em até um ano.

É muito importante definir as suas metas e cada vez que você atingir uma delas, faça uma revisão e joga pra cima (dobre a meta, rsss). Você pode definir meta de faturamento, de produtividade, de audiência, de engajamento… Coloque metas para tudo e, principalmente, estipule prazo para cada uma delas. também os prazos.

A partir daí, com as metas definidas, você já pode partir para a estruturação do seu Plano de Ações, ou seja, descrever tudo que você vai precisar fazer para atingir as metas que você definiu.

Lembrete:  É muito importante que você defina metas atingíveis. Mantenha os pés de chão e vá subindo as metas aos poucos. Antes de querer 1 milhão de acessos ou 1 milhão de seguidores, você precisar ter 10 mil…  e assim vai, etapa por etapa.

Modelo de Negócios para um Blog de Sucesso

  1. Introdução e Apresentação do Modelo de Negócios “Como Criar um Blog de Sucesso”!
  2. O Gato, Planejamento, Modelo de Negócios e Para onde vou? – Você está aqui! 😉
  3. Qual é o objetivo do Blog? Marketing pessoal? Venda de produtos ou serviços?
  4. Público-alvo: Quais são as necessidades, sonhos as dores do meu cliente? (em breve)
  5. Identidade Visual e Criação do Blog: A importância da sua marca e da sua imagem. (em breve)
  6. Lançamento Online: Como preparar o pré-lançamento e lançamento de um blog (em breve)
  7. Pós Lançamento – Analise de dados de audiência: Conhecendo o seu publico (em breve)
  8. Produção de conteúdo REAL e TOP por 3 meses (em breve)
  9. Formas de Divulgação: SEO, parcerias e campanhas pagas (em breve)
  10. Estratégias de monetização para Blogueiros, Youtubers, Instagramers e Facebookers (em breve)
  11. Postura profissional (em breve)

Acompanhe nossa série! Se você se interessou, cadastre-se na lateral do blog para ser notificado sobre os novos conteúdos e dicas assim que forem lançados!

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