Como usar o marketing de influência no seu negócio

Para nós, que dependemos do dependemos do digital no dia a dia, compartilho um pensamento sobre como usar o marketing de influência da forma correta para divulgar negócios, produtos e serviços.

Recentemente, foi veiculado na mídia que uma digital influencer que possui mais de 3,6 milhões de seguidores não conseguiu vender nem 30 camisetinhas a fazer uma ação. Se você não viu esse caso, não vou citar nomes, mas recomendo que pesquise. ??

Isso deixa bem claro que NÃO SÃO OS NÚMEROS QUE IMPORTAM!

Muitas agências e marcas ainda baseiam-se, exclusivamente, em números na hora de selecionar personagens para suas campanhas. No entanto, é fundamental que você entenda que existem 3 tipos de influencers, antes escolher quem fará suas campanhas:

3 tipos de influencers

  • Comunicador: Geralmente, possui muitos seguidores e fala de assuntos amplos;
  • Expert: Especialista em algum assunto ou área, explora bem um nicho de mercado;
  • Vendedor: Mesmo com poucos seguidores, tem o dom da venda e consegue converter muito bem em um nicho específico.

Nem todo mundo que tem um número expressivo de seguidores é vendedor. Existem influencers que são excelentes comunicadores ou especialistas em um determinado segmento, mas não, necessariamente, são vendedores. E é bem aí que mora o erro: escolher o tipo de influencer errado para sua ação!

Isso tudo vale tanto para agências e marcas quanto para influencers (se você é influencer, precisa avaliar seu trabalho e identificar em qual dos tipos você se enquadra).

Não vou me aprofundar no assunto, mas pense bem no objetivo da sua ação, estude as possibilidades de influenciadores e, na dúvida, pergunte ao produtor de conteúdo (influencer) qual é o tipo de conteúdo dele e, se identificar que ele é o que você precisa, envolva-o no planejamento, pergunte como ele poderia te ajudar a atingir seu objetivo.

Mas, afinal, por que os números ainda parecem ser tão importantes?A verdade é que os números TAMBÉM importam. Tudo vai depender do seu objetivo ao contratar esse influencer.

Para te ajudar, aqui vai uma sugestão de como fazer esse investimento de acordo com o objetivo da sua campanha, independente dos influenciadores serem comunicadores, experts ou vendedores, mas considerando o número de seguidores:

Tamanhos de Influencer e Perfils

  • Muitos seguidores – Branding
  • Médio – Consideração 
  • Micro – Vendas

Com este paralelo entre números e objetivo, fica mais fácil e claro entender que tipo de influencer considerar de acordo com o objetivo da sua ação.
Micro para vendas. Macro para branding. Não erre!

Abs,

Gabriel Campaner

Mais conteúdo inspirador
O que a Amazônia tem a ver com seu negócio online?

Independente de qual seja a sua opinião, acredito que você esteja a par de toda a polêmica que envolve a Amazônia Read more

VOCÊ NÃO VAI VIVER DE BLOG nem sendo DIGITAL INFLUENCER

Não, você não vai viver de blog! Essa é a primeira verdade que tentamos mostrar, provavelmente desde antes de você Read more

O que as mulheres assistem no Youtube

Provavelmente você, blogueira, deve achar que o que as mulheres assistem no Youtube ou consumir na internet são os temas Read more

5 Ideias para Digital Influencers ganhar dinheiro $$

Para começar o ano a todo vapor, nossa série "Além de publiposts" está recheada de exemplos de como você pode Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Whatsapp
💬 Oi, vamos conversar?