Mercado de blogs no Brasil está saturado?

No post de hoje vou falar sobre o a situação do mercado de blogs em 2017 para 2018, eu trabalho especificamente com a criação de blogs profissionais a mais de 8 anos, desde quando começamos em 2009, éramos somente meu amigo Diego Maffuche e eu e um oceano azul e limpo pela frente, era tudo novidade ( no mundo dos blogs de moda) e realmente tivemos um grande boom dos blogs por volta de 2013, nesse período chegamos a cuidar de blogs que chegavam a 4 milhões de acessos e faturavam até R$ 100.000 em publicidade por mês. Por conta disso criamos uma agencia especializada em Blogs e WordPress, e ai nasceu a gCampaner.

É fato que hoje em dia a realidade está bem diferente de quando começamos, aqui na gCampaner ja construímos mais de 400 projetos de blogs nesses últimos anos, e pela quantidade projetos feitos adquirimos uma experiência absurda nesse universo dos blogs e com isso acompanhamos as mudanças no mercado, principalmente com o surgimento ou grande crescimento das redes sociais, como Instagram, facebook e Twitter principalmente, no inicio elas eram somente redes sociais complementares, mas com o passar dos anos foram ganhando mercado e hoje fazem parte das nossas rotinas, como consumidores e como produtores de conteúdo.

Mas e os blogs, ja eram?

Nãaaoo, muito pelo contrario, na minha visão, o mundo dos blogs realmente sofreu muitas mudanças, no tipo de conteúdo e na forma que os leitores consomem os nossos posts, a forma de divulgação e a forma de monetização, mas tenho acompanhado vários eventos de marketing digital e também vários palestrantes que afirmam a mesma postura que eu sempre preguei, o blog como ferramenta de marketing, tanto para empresas divulgarem seus negócios quando para marketing pessoal tem se fortalecido e profissionalizado cada vez mais, hoje o posicionamento do blog é para ser a nossa central social, é onde devemos reunir nossas principais informações, sobre nós, nossos gostos, nossos trabalhos e conteúdo rico sobre o universo que atuamos.

E as Redes Sociais, mataram os Blogs?

As redes sociais são complementos, braços de divulgação do nosso conteúdo principal, mas eu defendo que o blog deve ser a nossa centeal social… você ainda não acredita? Ou você pode estar pensando que você não lê mais blogs como antes, ou que nunca teve esse costume…. Bom…. vc esta lendo um post em im blog exatamente agora ;), e também é muito provável que vc ja tenha clicado em links de matérias em alguma rede social e caído em um blog qualquer, hoje mesmo, ou quando pesquisa algo no google, como uma receita, ou uma dica de moda, sobre um evento ou algum restaurante para saber a opinião de outras pessoas, você cairá em um Blog com certeza!

Quando qualquer pessoa pesquisa sobre algo, alguém ou algum lugar, ela tem 90% de chance de cair em um blog para saber a opinião de outra pessoa, mesmo sem perceber, vc provavelmente estará em um blog :), e esse é o grande valor do Blog, ter a opinião de alguém, um relato diferente de um site institucional ou de um grande portal, que tem que ser mais neutro no conteúdo que produz.

Como usar o Blog para ganhar dinheiro?

Se você é médico, estilista, consultor, esteticista, maquiador, escritor, engenheiro, arquiteto, fotógrafo ou qualquer outra área de prestação de serviços, pode criar um blog para compartilhar as duvidas frequentes que seus clientes tem e ajudar outras pessoas, alias, isso serve para qualquer profissional ou empresa, blogs para empresas comprovadamente aumentam a visibilidade e as vendas do seu produto ou serviço, justamente por virar uma referencia quando seu cliente esta pesquisando algo na web.

Blog pessoais como diário ou simplesmente para marketing pessoal também são uma ótima ferramenta, você ja pesquisou o que aparece no Google quando você pesquisa pelo seu nome? Qual o primeiro resultado? Sua perfil pessoal de alguma rede social ou algum processo ou lista de aprovado em concurso? Algum comentário que você fez em outro site? Pense nisso, você deve ter controle das suas informações, quando alguém pesquisar o seu nome no google, o que você quer que apareça? Seu face cheio de propagandas na barra lateral ou o seu próprio site onde você tem controle das informações?

Mas respondendo a pergunta do titulo, se o mercado de blogs está saturado?

As vezes eu até respondo que SIM, está saturado sim de sites ruins, de Blogs BONS, temos poucos, por isso existe muito espaço para quem quiser produzir um conteúdo de qualidade e profissionalismo.

Estou fazendo uma série de posts sobre Como criar um Blog profissional de Sucesso, são 12 passos totalmente documentados, se você tem ou pensa em ter um blog, não deixe de ler 😉 siga também o perfil da gCampaner no Face, postamos varias dicas complementares lá!

Grande Abraço, Sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Chame no WhatsApp