[Blog de Sucesso] Qual é o objetivo do seu Blog? marketing pessoal, venda de produtos ou de serviços?

Logo no inicio da jornada de criar e manter um Blog, nós devemos ter bem claro Objetivos do Blog, e isso está muito relacionado ao assunto do post anterior, sobre Planejamento e modelo de negócios , quando falamos sobre a escolha do nome do Blog e das suas Redes Sociais, como você vai se apresentar está muito ligado ao objetivo do seu Blog, você tem os seus objetivos pessoais, mas quero sugerir alguns objetivos macro para você perseguir!

Vamos separar esse assunto em 2 tipos de Blog, Pessoal e para Empresas

5 objetivos para Blog e Redes Sociais para Marketing Pessoal

  1. Ter personalidade, você deve ter personalidade, mostrar os seus gostos e o seu estilo através do seu Logo, Layout do seu Blog e o estilo das suas redes sociais, pense na primeira impressão que você causa quando alguém é colocado frente a frente com o seu conteúdo.
  2. Resolver problemas e motivar é o principal objetivo do seu conteúdo, independente do tipo de conteúdo que você faz, pense em como ele pode ajudar a vida de outra pessoa, dando uma dica que você descobriu, ou fazendo analise e comparação de alguns produtos, itens ou lugares, ou fazendo um desabafo sobre algum acontecimento com você, será que isso poderia ajudar ou motivar também outras pessoas? tenha isso em mente quando criar as suas pautas!
  3. Gerar autoridade e Audiência, com a produção de conteúdo específico sobre assuntos que você domina ,como seus gostos, suas ideias e suas opniões, conteúdo gerado com parceiros, ações que você faz offline, matérias que outros veículos poderão fazer com você, tudo isso ajuda a gerar autoridade para o seu publico alvo específico.
  4. Multiplicação de conteúdo, você precisa dar atenção a todas as redes sociais relevantes para seu público, vejo muitos casos de pessoas ou marcas que só tem um Instagram, ou só tem uma fanpage e nada mais! loucura d+++ isso!, não seja tolo, replique o seu conteúdo em todas as redes relevantes que você identificar.
  5. Monetização, mesmo que você leve seu projeto com objetivos pessoais, você ainda poderá tirar proveito das vantagens de ter um blog e com as portas que ele pode abrir pra você, mesmo que não tenha claro como ganhar dinheiro com Blog, com o passar dos meses você cruzará com algumas oportunidades, não deixe-as passar.

6 objetivos para Blog de divulgação de Loja, Empresa, Produtos ou Serviços.

  1. Criar um lifestyle para a empresa e um personagem, isso ajuda o cliente a se identificar (ou não) com a sua marca, não crie um conteúdo muito frio, recomendo que você tenha um personagem, uma pessoa que represente o seu negócio na web, geralmente é o dono da empresa que da as caras na web, isso da um resultado muito maior!
  2. Tirar dúvidas sobre seus produtos é o primeiro tipo de post que você pode fazer, separe todos os produtos ou serviços que você tem e anote as dúvidas mais frequentes que você costuma responder, faça posts respondendo essas perguntas.
  3. Falar sobre assuntos complementares dão um ótimo resultado também, você pode ajudar seu cliente com alguma outra coisa? algum assunto complementar como por exemplo, um Blog de uma marca acessórios Pet pode falar também sobre cuidados e saúde dos bichinhos, ou um Consultor/Personal falar sobre ferramentas que ajudam no trabalho principal, são formas infinitas de pensar nisso…
  4. Gerar leads, cadastros para o seu Mailing de contatos e também direcionar seus visitantes para te seguir nas redes sociais, como facebook, instagram, youtube entre outros, isso é importante pra que você consiga falar novamente com essas pessoas interessadas no futuro.
  5. Divulgar Clipping e Melhorar posicionamento SEO da marca, como no blog pessoal, uma empresa também deve gerar autoridade e o material de impressa ajuda muito nisso, crie uma categoria específica no blog da sua empresa e tudo que sair na mídia falando sobre você, poste lá! 
  6. Centralizar todos os assuntos divulgados nas redes sociais, tudo que você divulgar no Instagram, Facebook, Youtube e etc deve estar também no blog, o conteúdo das redes some muito rápido, já nos blogs eles duram pra sempre, o Blog deve ser a sua central social.

Ta legal, Mas como fazer para as pessoas confiarem em você?

Como fazer com que elas te sigam nas redes e interajam com o seu conteúdo, se cadastrem no seu mailing, veja seus vídeos no youtube?

Basicamente, quando for produzir conteúdo de a sua melhor dica e mostre suas ferramentas, assim você está passando segurança, não está escondendo nada do seu leitor e ela vai confiar mais em você.

Se você for fazer uma crítica/analise de um produto/lugar/algo qualquer pense na utilidade da informação que você está escrevendo, se ela resolve algum problema, se é uma dica boa ou se é inútil? se for inútil você deve avaliar se vai postar mesmo ou se deixa no rascunho para trabalhar mais um pouco até ficar ótimo

Fale os pontos positivos mas também coloque os pontos negativos, nem tudo são flores e as pessoas gostam de honestidade! E passando uma informação verdadeira você consegue gerar um vínculo de autoridade de confiança com o seus leitores.

A partir do momento que você gerar confiança, essa autoridade com seus leitores e com seu mailing, você consegue oferecer o seu produto o seu serviço e começar a rentabilizar o seu projeto!

em um post mais pra frente vamos falar sobre formas de rentabilizar o seu projeto web, mas antes veja o próximo passo:

Modelo de Negócios para um Blog de Sucesso

  1. Introdução e Apresentação do Modelo de Negócios “Como Criar um Blog de Sucesso”!
  2. O Gato, Planejamento, Modelo de Negócios e Para onde vou?
  3. Qual é o objetivo do Blog? Marketing pessoal? Venda de produtos ou serviços? – Você está aqui! 😉
  4. Público-alvo: Quais são as necessidades, sonhos as dores do meu cliente? (em breve)
  5. Identidade Visual e Criação do Blog: A importância da sua marca e da sua imagem. (em breve)
  6. Lançamento Online: Como preparar o pré-lançamento e lançamento de um blog (em breve)
  7. Pós Lançamento – Analise de dados de audiência: Conhecendo o seu publico (em breve)
  8. Produção de conteúdo REAL e TOP por 3 meses (em breve)
  9. Formas de Divulgação: SEO, parcerias e campanhas pagas (em breve)
  10. Estratégias de monetização para Blogueiros, Youtubers, Instagramers e Facebookers (em breve)
  11. Postura profissional (em breve)

Acompanhe nossa série! Se você se interessou, cadastre-se na lateral do blog para ser notificado sobre os novos conteúdos e dicas assim que forem lançados!

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